A Organização



O ACDLec é o pólo estratégico do movimento, co-presidido por Édouard e Michel-Édourad Leclerc. É aí que são definidas as linhas-mestras da política da marca nos domínios do comércio, da qualidade, da expansão internacional, da comunicação.  

É o ACDLec que concede a utilização da marca aos aderentes.  

Repartidos pelo território francês, os centros E. Leclerc estão reagrupados em regiões económicas e administrativas que dispõem, cada uma, do seu instrumento técnico e logístico de aprovisionamento, organizado segundo o estatuto cooperativo.   

Impulsionadas pelos aderentes, as centrais regionais têm por vocação afinar as condições de compra definidas pelo Galec, tendo em conta as circunstâncias locais. Estas centrais asseguram, em média, 75 % dos aprovisiona-mentos, sendo o restante comprado directamente pelas lojas. Beneficiando de uma grande autonomia de negociação, as centrais regionais podem também adaptar perfeitamente as suas compras às especifidades do consumo da região e colaborar estreitamente com os fornecedores locais, cujos produtos não tenham sido submetidos ao procedimento de referenciação nacional.   

A procura da excelência em matéria de racionalização dos circuitos do movimento levou-o a criar entidades informais para lançar competências específicas ou conceitos de marca.   

A organização nasceu em França, mercê do pioneirismo de Édouard Leclerc e expandiu-se através da Europa. Hoje, os hipermercados E. Leclerc estão presentes:  

  • Espanha
  • Polónia
  • Portugal
  • Itália
  • Eslovénia

Quem Somos


                                     

O movimento E.Leclerc é a 1ª marca europeia de comerciantes independentes.

Edouard Leclerc tem procurado reunir comerciantes independentes, proprietários das suas próprias empresas, que gerem de forma autonoma. Para essas pessoas trata-se de crescer em equipa...     

Este modelo de independência apoia-se numa organização que alia as estruturas nacionais às regionais.
O seu desenvolvimento integra-se numa concepção de crescimento durável, respeitando o indivíduo e protegendo a natureza.   

Missão e Compromisso

Quando Édouard Leclerc cria os centros E. Leclerc em 1949, o indivíduo está no centro do seu projecto. É ao serviço das pessoas, integradas na sociedade, que a actividade da distribuição deve colocar-se. Mais de 50 anos depois, a vocação continua a mesma. Os consumidores, os empreendedores, os colaboradores estão no coração do movimento E. Leclerc.  

A luta de E. Leclerc teve sempre o mesmo objectivo. Democratizar o consumo, permitindo ao maior número de pessoas aceder aos bens correntes, bem como a produtos distribuídos em circuitos fechados.  

“Comprar o mais barato possível para vender o mais barato possível”. A fórmula de Édouard Leclerc é o conceito fundador do movimento. Um conceito que tem sido posto em prática graças à aplicação de regras simples, comprar directamente aos produtores e evitar, tanto quanto possível, os intermediários, diversificando as fontes de aprovisionamento, tanto no que concerne aos grandes grupos como às PME locais, praticando margens reduzidas. A prática desta política de preços baixos permite levar a marca a bater-se, obstinadamente, em todas as esferas, política, jurídica e mediaticamente, há mais de 50 anos.  

A acessibilidade aos produtos depende também da informação. Dar aos consumidores uma melhor perspectiva sobre o universo do consumo, da sua evolução e inovações é o objectivo de comunicação da marca. As campanhas de sensibilização lançadas antes da introdução do euro são exemplo da atenção dada ao consumidor.  

Antes de 1996, os franceses não sabiam nada da nova moeda, quando E. Leclerc lança a primeira operação nacional de aprendizagem do euro, em parceria com a Comissão Europeia. Os consumidores puderam assim encontrar nas lojas, pela primeira vez, os preços expressos em euros e organizar as suas compras com euros simulados.

Contacto

E Leclerc
(Oliveira do Bairro)
Oliveira do Bairro - E Leclerc


Zona Industrial V Verde Lote 1
3770-305 OLIVEIRA DO BAIRRO
234 757 080
234 757 100